Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro
Autorização Resolução CONSUNI n. 171219/2 de 19/12/2017 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
OBJETIVOS
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro tem por objetivo capacitar o aluno para atuar por meio de métodos, técnicas, práticas e linguagem adequada, na administração de conhecimento e de pessoas em setores jurídicos públicos e privados.
ATIVIDADES PRINCIPAIS
Organizar e gerir equipes administrativas em setores de atividade jurídica, notarial e de registro;
Gerir fluxo de prazos processuais e administrativos de setores de atividade jurídica, notarial e de registro;
Gerir pagamentos de custas processuais, emolumentos e despesas de setores de atividade jurídica, notarial e de registro;
Organizar e gerir bancos de dados em setores de atividade jurídica, notarial e de registro;
Executar práticas preliminares para preparação e organização de setores de mediação, conciliação, negociação e arbitragem;
Organizar práticas para realização de acordos judiciais e extrajudiciais;
Atender setores financeiros e administrativos de clientes e usuários;
Realizar análise preliminar de documentos jurídicos para organização do fluxo de trabalho da equipe;
Assessorar a equipe jurídica em suas principais atividades com domínio da linguagem apropriada e com conhecimento técnico de fundamentos de direito.
MERCADO DE TRABALHO
Gerente Administrativo em Setores Jurídicos (escritórios, departamentos jurídicos de bancos, consórcios, financeiras, seguradoras, planos de saúde, indústria e comércio; setores jurídicos de imobiliárias, escritórios de contabilidade, construtoras, administradoras de condomínio, cobrança ou clubes; cartórios de protesto, de notas e de registro);
Assistente Administrativo e Financeiro em Setores Jurídicos;
Gestor em Departamento de Recursos Humanos;
Gestor em Departamento de Compliance;
Assistente em áreas empresariais de relacionamento com o poder público (licitações e contratos; preparação de documentos para obtenção de alvarás e licenças)
CRITÉRIOS DE PROMOÇÃO, DO REGIMENTO GERAL DA UNIP
Art. 79-G. Da Avaliação da Aprendizagem para os Cursos Superiores de Tecnologia.
A Média da Disciplina (MD) será calculada por meio da expressão:
MD=(7 x AP+2 x PIM+1 x AVA)/10
sendo PIM a nota bimestral obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar.
a) se MD for igual ou superior que 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina.
Neste caso, a Média Final é igual à (MF = MD), sem necessidade de realizar o Exame.
b) se MD for inferior que 6,0 (seis), o aluno deverá submeter-se ao Exame da disciplina, ao qual será atribuída a nota EX.
A Média Final (MF) da disciplina para o aluno que realiza o Exame é a média aritmética:
MF=(MD+EX)/2
b1) Se MF for igual ou superior a 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina;
b2) Se MF inferior a 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado e ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
I – A nota obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) não incide nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação.
II – O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do Curso.
III – Se a média final do PIM for inferior a 6,0 (seis), o trabalho será considerado insuficiente para a validação das horas de atividade, ou seja, o aluno estará reprovado na disciplina PIM. Entretanto, esta nota fará parte da média final do aluno no bimestre cursado.
IV – Para as Atividades Complementares (AC) e Estágios Curriculares (EC) de alguns cursos será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado).
GRADE CURRICULAR
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
---|---|
Atividades Complementares | 120 |
Atuação Junto ao Idoso (Optativa) | 20 |
Criatividade e Inovação | 30 |
Desenvolvimento Sustentável (Optativa) | 20 |
Dinâmica das Relações Interpessoais | 30 |
Direito Constitucional | 60 |
Direito de Propriedade E Sucessões | 60 |
Direitos Humanos (Optativa) | 20 |
Economia e Mercado | 60 |
Educação Ambiental (Optativa) | 20 |
Estudos Disciplinares | 120 |
Formação para a Prática Processual | 60 |
Fundamentos da Administração | 60 |
Fundamentos de Direito Administrativo | 60 |
Fundamentos de Direito Civil | 30 |
Fundamentos de Direito Empresarial | 60 |
Gerenciamento de Pessoas | 60 |
Gerenciamento de Serviços Jurídicos | 60 |
Gestão de Banco de Dados | 60 |
Introdução à Educação Aa Distância | 20 |
Lingua Brasileira de Sinais (Optativa) | 20 |
Linguagem e Comunicação Jurídica | 60 |
Marketing Pessoal (Optativa) | 20 |
Mediação, Conciliação, Negociação e Arbitragem | 30 |
Normas do Direito Brasileiro | 30 |
Organização do Estado e Instituições Judiciárias | 60 |
Práticas de Gestão Financeira | 60 |
Práticas do Processo Civil e Processo do Trabalho | 60 |
Projeto Integrado Multidisciplinar | 400 |
Protesto de Letras e Títulos | 30 |
Registro de Imóveis | 60 |
Registro de Pessoas Naturais, Jurídicas e de Títulos e Documentos | 60 |
Relações Étnico-Raciais e Afro descendência (Optativa) | 20 |
Teoria Geral Do Direito I | 30 |
Teoria Geral Do Direito II | 30 |
Carga Horária Total | 1.880 horas |
Coordenadora: Elizabeth Nantes Cavalcante
Observação: o PPC está disponível também nos polos de apoio presencial.
PROCESSO SELETIVO
Datas e horários da prova: A prova acontece conforme as datas e horários disponibilizados pelos polos de apoio presencial.
Local: Moriah Shopping – Av. Pres. Epitácio Pessoa, 2580. O candidato deverá comparecer ao polo com pelo menos uma hora de antecedência ao fechamento do polo.
Duração: Máxima de duas horas.
Resultado: O resultado do aluno é disponibilizado ao polo, minutos após o envio da prova.
Taxa de inscrição: R$30,00.
MATRÍCULA
Prazo e local: As matrículas dos candidatos classificados serão feitas momentos após a comprovação da aprovação. O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá se matricular posteriormente, a critério da UNIP, desde que haja vagas.
Documentação necessária:
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria do polo de apoio presencial:
• Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
• 1 (uma) foto 3 x 4 recente;
• 1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
• histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
• certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
• certidão de nascimento ou casamento;
• cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
• título de eleitor;
• prova de quitação do serviço militar;
• cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, do pai (ou responsável);
• comprovante de residência.