Gestão de Turismo
Autorização Resolução CONSUNI n. 190411/2 de 11/04/2019 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
OBJETIVOS DO CURSO
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo tem como objetivo desenvolver no aluno competências associadas à utilização de métodos e técnicas no ambiente de gestão, tornando-o um profissional capaz de atuar nos Departamentos de Administração, Finanças, Vendas, Planejamento, Recepção, Marketing e Compras de empresas do mercado turístico do setor privado, público ou de organizações não-governamentais.
ATIVIDADES PRINCIPAIS
• Definir objetivos de planejamento estratégico de negócios e de projetos aplicados ao trade turístico;
• Analisar e diagnosticar a infra-estutura turística;
• Planejar, comercializar e executar atividades nos segmentos turísticos;
• Analisar e implementar negócios pelo e para o cliente;
• Definir e implementar diferenciais competitivos em organizações do segmento de turismo e hotelaria;
• Definir e implementar padrões de qualidade no segmento;
• Organizar e administrar os setores internos de estabelecimentos ligados ao turismo, como parques temáticos, pousadas, hotéis, clubes, espaços de eventos, entre outros;
• Instituir e liderar equipes de trabalho.
MERCADO DE TRABALHO
• Supervisor/Coordenador de Operações em empresas de turismo e hotelaria
• Responsável pelo atendimento ao cliente nos departamentos ligados à área do turismo e hotelaria
• Gestor Operacional em empresas de lazer, entretenimento, eventos, agências de turismo e hotelaria
• Gerente de setor responsável pelo contato com fornecedores de produtos e serviços e com os clientes de empresas de turismo, eventos, lazer e entretenimento e hotelaria
• Gestor de Estratégias, Planejamento Tático e Operações em setores públicos e privados de turismo e lazer
• Responsável por treinamento e surpervisão de funcionários das empresas fornecedoras de produtos e serviços nos setores de turismo e hotelaria
CRITÉRIOS DE PROMOÇÃO, DO REGIMENTO GERAL DA UNIP
Art. 79-G. Da Avaliação da Aprendizagem para os Cursos Superiores de Tecnologia.
A Média da Disciplina (MD) será calculada por meio da expressão:
MD=(7 x AP+2 x PIM+1 x AVA)/10
sendo PIM a nota bimestral obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar.
a) se MD for igual ou superior que 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina.
Neste caso, a Média Final é igual à (MF = MD), sem necessidade de realizar o Exame.
b) se MD for inferior que 6,0 (seis), o aluno deverá submeter-se ao Exame da disciplina, ao qual será atribuída a nota EX.
A Média Final (MF) da disciplina para o aluno que realiza o Exame é a média aritmética:
MF=(MD+EX)/2
b1) Se MF for igual ou superior a 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina;
b2) Se MF inferior a 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado e ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
I – A nota obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) não incide nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação.
II – O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do Curso.
III – Se a média final do PIM for inferior a 6,0 (seis), o trabalho será considerado insuficiente para a validação das horas de atividade, ou seja, o aluno estará reprovado na disciplina PIM. Entretanto, esta nota fará parte da média final do aluno no bimestre cursado.
IV – Para as Atividades Complementares (AC) e Estágios Curriculares (EC) de alguns cursos será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado).
GRADE CURRICULAR
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
---|---|
Agências de Viagens | 60 |
Atividades Complementares | 120 |
Atuação Junto ao Idoso (Optativa) | 20 |
Cartografia Temática: Técnicas e Projeções | 60 |
Ciências Sociais | 30 |
Comunicação Empresarial | 60 |
Desenvolvimento Sustentável | 30 |
Direitos Humanos (Optativa) | 20 |
Educação Ambiental (Optativa) | 20 |
Estudos Disciplinares | 120 |
Fundamentos de Roteiros Turísticos | 60 |
Fundamentos e Planejamento do Turismo | 60 |
Fundamentos Geográficos do Turismo | 30 |
Gestão de Custos e Finanças em Empresas e Produtos Turísticos | 30 |
Gestão em Empresas Turísticas | 60 |
História, Memória e Patrimônio | 60 |
Hospitalidade: Turismo, Hotelaria e Gastronomia | 60 |
Introdução a Educação a Distância | 20 |
Lazer e Recreação | 60 |
Legislação Turística, Ética e Políticas Públicas | 30 |
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) | 20 |
Marketing Pessoal (Optativa) | 20 |
Marketing Turístico | 60 |
Matemática Aplicada | 30 |
Meios de Hospedagem | 60 |
Organização de Eventos | 60 |
Planejamento de Roteiros | 60 |
Projeto Integrado Multidisciplinar | 400 |
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) | 20 |
Segmentação de Roteiros Turísticos | 60 |
Técnicas de Informática | 30 |
Transportes e Turismo | 60 |
Turismo e Tecnologia | 60 |
Turismo Gastronômico | 30 |
Carga Horária Total | 1.880 horas |
Coordenador: Fabio Pozati
Observação: o PPC está disponível também nos polos de apoio presencial.
PROCESSO SELETIVO
Datas e horários da prova: A prova acontece conforme as datas e horários disponibilizados pelos polos de apoio presencial.
Local: Moriah Shopping – Av. Pres. Epitácio Pessoa, 2580. O candidato deverá comparecer ao polo com pelo menos uma hora de antecedência ao fechamento do polo.
Duração: Máxima de duas horas.
Resultado: O resultado do aluno é disponibilizado ao polo, minutos após o envio da prova.
Taxa de inscrição: R$30,00.
MATRÍCULA
Prazo e local: As matrículas dos candidatos classificados serão feitas momentos após a comprovação da aprovação. O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá se matricular posteriormente, a critério da UNIP, desde que haja vagas.
Documentação necessária:
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria do polo de apoio presencial:
• Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
• 1 (uma) foto 3 x 4 recente;
• 1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
• histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
• certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
• certidão de nascimento ou casamento;
• cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
• título de eleitor;
• prova de quitação do serviço militar;
• cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, do pai (ou responsável);
• comprovante de residência.