
Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
1. Objetivos do Curso
O perfil do profissional desta área graduado pela UNIP atende às inovações e transformações contemporâneas da cultura midiática, que o capacita a desenvolver tanto o senso crítico quanto a habilidade na elaboração eficiente da informação para quaisquer meios de comunicação.
Compete ao jornalista a apuração precisa do fato, a inserção em pauta, a redação da informação e a sua posterior edição para exibição nas mídias impressa, eletrônica e digital.
No curso oferecido pela UNIP, dá-se ênfase especial à elaboração competente de textos e captação do momento da notícia (imagens) a ser veiculada, respeitando a linguagem e a formatação específica dos veículos de comunicação, como jornal, revista, rádio, televisão e internet.
Na primeira etapa do curso, o aluno recebe uma elevada carga de informação cultural, que o habilita a ter uma visão ampla e crítica da realidade social e de seu cotidiano. Em um segundo momento, de posse dessa visão e de conhecimentos prévios, o curso torna-se essencialmente prático, garantindo a aplicação dos conhecimentos adquiridos às exigências do mercado e situações encontradas na vida profissional.
2. Atividades Principais
- Produzir textos, sons e imagens para abastecer os noticiários das mídias: impressa, eletrônica e digital;
- atuar nas mais diversas funções jornalísticas, tais como reportagem, edição, revisão, apuração, produção fotográfica, televisiva e cinematográfica;
- desenvolver produtos jornalísticos de grande profundidade como livros-reportagem e documentários no mercado editorial;
- atuar em centros de documentação e pesquisa ligados às grandes organizações de mídia e comunicação;
- planejar, desenvolver e implantar estratégias de comunicação empresarial em organizações públicas e privadas;
- elaborar veículos e canais de comunicação em empresas e instituições que pretendem ampliar sua presença diante dos mercados e públicos de interesse;
- divulgar empresas e personalidades utilizando o ferramental de assessoria de imprensa e comunicação integrada.
3. Mercado de Trabalho
O profissional de Jornalismo (profissão regulamentada) está legalmente habilitado a exercer todas as funções nas redações e departamentos de documentação das empresas de comunicação do ramo editorial, radiofônico, televisivo ou digital.
O jornalista também encontra possibilidades de atuação nos departamentos de comunicação das organizações de todos os segmentos públicos e privados, atuando no desenvolvimento e gerenciamento das suas estratégias comunicacionais.
As mídias segmentadas, regionais e alternativas também têm ampliado as chances de trabalho para esse profissional.
Outro ramo jornalístico em franco desenvolvimento são as agências de assessoria de imprensa, comunicação empresarial e comunicação integrada, que hoje absorvem boa parte do mercado de trabalho.
4. Práticas
- Participação em Concursos;
- Monitoria;
- Iniciação Científica;
- Anfiteatro com Recursos de Multimídia, Telões, Datashow e outros;
- Laboratório Digital;
- Laboratório de Informática (Programas Específicos);
- Laboratório de Rádio e TV;
- Laboratório de Redação e Editoração;
- Jornal Laboratório;
- Visitas Técnicas e Artísticas;
- Semana de Palestras e atividades Específicas;
- Banco de Estudos Digitalizado;
- Bibliotecas Interligadas;
- Atividades Multiensino;
- APS – Atividades Práticas Supervisionadas
- TC – Trabalho de Curso
- Acordo de cooperação de estágios com empresas e órgãos públicos.
5. Duração
4 anos
6. Coordenadores
- Modalidade Presencial: Fernando Perillo da Costa e Roni Everson Muraoka
- Modalidade EAD: Roni Everson Muraoka
7. Critérios de Promoção, do Regimento Geral da UNIP
Consulte o art. 79 no regimento geral da UNIP.
Observação: o PPC está disponível também no setor de atendimento e nas bibliotecas.