Marketing
Reconhecimento Portaria n. 227 de 22/05/2013 publicada em 23/05/2013.
OBJETIVOS
O Curso Superior de Tecnologia em Marketing da UNIP tem por objetivo formar profissionais capazes de definir as estratégias de marketing na atuação de uma empresa no mercado; coletar e analisar dados sobre o perfil do consumidor, tais como renda e hábitos de consumo, a fim de desenvolver produtos e serviços coerentes e planejar as formas de comercialização e comunicação; gerenciar as atividades de compra, armazenagem e distribuição de mercadorias, bem como identificar oportunidades de mercado.
ATIVIDADES PRINCIPAIS
Organizar pesquisas de mercado e elaborar estratégias de prospecção e manutenção de clientes internos e externos.
Identificar e formular estratégias e planos de marketing para os vários tipos de organizações.
Identificar e analisar as diferentes estratégias do composto mercadológico, tais como: preço, praça ou ponto, produto ou serviço e promoção.
Definir, avaliar e monitorar o mix de produtos e serviços oferecidos e praticados pela concorrência.
Planejar as formas de comercialização e comunicação.
Gerenciar as atividades de compra, armazenagem e distribuição de mercadorias.
MERCADO DE TRABALHO
Analista de mercado e estratégias de negócios.
Analista de produtos e serviços.
Gerente de marketing, relacionamento e comunicação.
Gerente de distribuição e logística.
Supervisor de operações.
CRITÉRIOS DE PROMOÇÃO, DO REGIMENTO GERAL DA UNIP
Art. 79-G. Da Avaliação da Aprendizagem para os Cursos Superiores de Tecnologia.
A Média da Disciplina (MD) será calculada por meio da expressão:
MD=(7 x AP+2 x PIM+1 x AVA)/10
sendo PIM a nota bimestral obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar.
a) se MD for igual ou superior que 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina.
Neste caso, a Média Final é igual à (MF = MD), sem necessidade de realizar o Exame.
b) se MD for inferior que 6,0 (seis), o aluno deverá submeter-se ao Exame da disciplina, ao qual será atribuída a nota EX.
A Média Final (MF) da disciplina para o aluno que realiza o Exame é a média aritmética:
MF=(MD+EX)/2
b1) Se MF for igual ou superior a 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina;
b2) Se MF inferior a 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado e ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
I – A nota obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) não incide nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação.
II – O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do Curso.
III – Se a média final do PIM for inferior a 6,0 (seis), o trabalho será considerado insuficiente para a validação das horas de atividade, ou seja, o aluno estará reprovado na disciplina PIM. Entretanto, esta nota fará parte da média final do aluno no bimestre cursado.
IV – Para as Atividades Complementares (AC) e Estágios Curriculares (EC) de alguns cursos será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado).
GRADE CURRICULAR
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
---|---|
Atuação Junto ao Idoso (Optativa) | 20 |
Comportamento do Consumidor | 60 |
Comunicação Empresarial | 60 |
Contabilidade | 60 |
Desenvolvimento Sustentável | 30 |
Dinâmica das Relações Interpessoais | 30 |
Direitos Humanos (Optativa) | 20 |
Distribuição e Trade Marketing | 60 |
Economia e Mercado | 60 |
Educação Ambiental (Optativa) | 20 |
Especializações do Marketing | 30 |
Estatística Aplicada | 30 |
Estratégia Competitiva | 60 |
Estudos Disciplinares | 120 |
Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial | 60 |
Fundamentos de Administração | 60 |
Fundamentos de Marketing | 60 |
Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas | 60 |
Gestão de Comunicação e Mídia | 60 |
Inteligência de Marketing: Pesquisa de Mercado | 60 |
Introdução à Educação a Distância | 20 |
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) | 20 |
Marketing Digital e Redes Sociais | 60 |
Marketing Internacional | 60 |
Marketing Pessoal (Optativa) | 20 |
Matemática Aplicada | 30 |
Matemática Financeira | 30 |
Planejamento Estratégico | 60 |
Plano de Negócio | 30 |
Projeto Integrado Multidisciplinar | 400 |
Recursos Materiais e Patrimoniais | 60 |
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) | 20 |
Técnicas de Informática | 30 |
Carga Horária Total | 1.880 horas |
Coordenador: Daniela Menezes da Silva dos Santos
Observação: o PPC está disponível também nos polos de apoio presencial.
PROCESSO SELETIVO
Datas e horários da prova: A prova acontece conforme as datas e horários disponibilizados pelos polos de apoio presencial.
Local: Moriah Shopping – Av. Pres. Epitácio Pessoa, 2580. O candidato deverá comparecer ao polo com pelo menos uma hora de antecedência ao fechamento do polo.
Duração: Máxima de duas horas.
Resultado: O resultado do aluno é disponibilizado ao polo, minutos após o envio da prova.
Taxa de inscrição: R$30,00.
MATRÍCULA
Prazo e local: As matrículas dos candidatos classificados serão feitas momentos após a comprovação da aprovação. O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá se matricular posteriormente, a critério da UNIP, desde que haja vagas.
Documentação necessária:
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria do polo de apoio presencial:
• Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
• 1 (uma) foto 3 x 4 recente;
• 1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
• histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
• certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
• certidão de nascimento ou casamento;
• cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
• título de eleitor;
• prova de quitação do serviço militar;
• cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, do pai (ou responsável);
• comprovante de residência.