Matemática
Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 913 de 28/12/2018.
OBJETIVOS
Esta é a ciência que pretende desenvolver nas pessoas a capacidade lógica do pensamento. Geralmente, suas teorias têm aplicação prática em todas as áreas do conhecimento humano.
O matemático é o cientista que ajuda a equacionar e resolver os problemas de pesquisa e desenvolvimento da eletrônica, energia nuclear, ciência espacial e de diversas outras áreas científicas.
O curso ministrado na Universidade Paulista tem como meta o estudo e o desenvolvimento das estruturas algébricas e lógicas. Procura também capacitar o aluno a entender e desenvolver as estruturas dos equipamentos das organizações, do mundo físico e da própria sociedade, permitindo-lhe atuação profissional rápida e eficiente.
ATIVIDADES PRINCIPAIS
Lecionar no Ensino Fundamental e Médio.
Solucionar problemas concretos, utilizando os conceitos matemáticos, nas áreas tecnológica, econômica e administrativa.
Criar sistemas e modelos teóricos de todos os campos da pesquisa, procurando solucionar problemas práticos.
Atuar como elemento de suporte nas áreas tecnológicas, principalmente na engenharia.
Atuar na parte administrativa das empresas.
Efetuar planejamento e organização estatística das empresas.
MERCADO DE TRABALHO
O profissional pode atuar em escolas, empresas de consultoria, companhias de engenharia, empresas de pesquisa operacional, institutos de pesquisa, empresas do setor de informática e processamento de dados.
Atualmente a tendência é mesclar cada vez mais a matemática com a informática, oferecendo assim uma ótima qualidade profissional ao mercado, que, cada vez mais, tem absorvido estes especialistas.
CRITÉRIOS DE PROMOÇÃO, DO REGIMENTO GERAL DA UNIP
Art. 79-B. A avaliação da aprendizagem dos estudantes na modalidade de educação a distância será realizada de modo compatível com o conteúdo ministrado e em quantidade suficiente para avaliar, de forma concreta, toda a aprendizagem prevista para as disciplinas e atividades dos cursos, preservando-se os dispositivos aplicáveis e já previstos nos artigos 71 a 79 do presente Regimento.
Art. 79-C. O aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas ou às atividades programadas para a disciplina.
Art. 79-D. O aluno será submetido à Avaliação Presencial (AP) de cada disciplina, que poderá ser composta de questões objetivas e questões discursivas, de sorte que, havendo questões discursivas, estas tenham peso igual a 50% (cinquenta por cento) do valor da AP, excetuando-se o Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, estágios supervisionados e as disciplinas práticas.
Durante o curso será oferecido, ao critério da UNIP, um elenco de unidades de estudo: optativas ou eletivas. Cada unidade de estudo corresponde ao conteúdo curricular equivalente a uma disciplina. O aluno deverá selecionar aquela que deseja cursar. A Avaliação desta disciplina ocorrerá no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Art. 79-E. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado e ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina; caso contrário,
b) Para cada disciplina será calculada a Média da Disciplina (MD) por meio da expressão:
MD=(9 x AP+1 x AVA)/10
Se MD for igual ou superior a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina.
Neste caso, a Média Final é igual à (MF = MD), sem necessidade de realizar o Exame;
c) Se MD for inferior a 6,0 (seis), o aluno deverá submeter-se ao Exame da disciplina, ao qual será atribuída a nota EX.
A Média Final (MF) da disciplina para o aluno que realiza o Exame é a média aritmética:
MF=(MD+EX)/2
c1) Se MF for igual ou superior a 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina;
c2) Se MF inferior a 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado e ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
I – O Exame de cada disciplina será composto de modo similar à Avaliação Presencial, excetuando-se o Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, estágios supervisionados e as disciplinas práticas.
II – A Avaliação Substitutiva de cada disciplina será composta de modo similar à Avaliação Presencial.
Art. 79-F. Para incentivar o uso pelo aluno das novas tecnologias de comunicação, interação e informação indispensáveis para uma formação de qualidade em um curso da EAD, as avaliações virtuais terão 10% (dez por cento) de sua composição atribuídos a título de participação e interação no ambiente virtual de aprendizagem.
GRADE CURRICULAR
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
---|---|
Álgebra | 80 |
Análise Matemática | 40 |
Atividades Complementares | 200 |
Atuação Junto ao Idoso (Optativa) | 20 |
Cálculo Diferencial de Uma Variável | 60 |
Cálculo Diferencial e Integral de Várias Variáveis | 80 |
Cálculo Integral de Uma Variável | 80 |
Ciências Sociais | 40 |
Complementos de Álgebra Linear | 80 |
Complementos de Análise Matemática | 40 |
Complementos de Física | 80 |
Comunicação e Expressão | 40 |
Desenvolvimento Sustentável (Optativa) | 20 |
Didática Específica – Matemática | 20 |
Didática Geral | 20 |
Direitos Humanos | 40 |
Educação Ambiental | 40 |
Estágio Curricular Supervisionado | 400 |
Estrutura e Funcionamento da Educação Básica | 20 |
Estudos Disciplinares | 80 |
Física Geral | 80 |
Geometria Analítica e Algebra Linear | 60 |
Geometria Espacial | 60 |
Geometria Plana | 60 |
História da Matemática | 40 |
Homem e Sociedade | 40 |
Informática | 80 |
Interpretação e Produção de Textos | 40 |
Introdução à Educação a Distância | 20 |
Língua Brasileira de Sinais (Libras) | 20 |
Lógica Matemática | 40 |
Marketing Pessoal (Optativa) | 20 |
Matemática | 80 |
Matemática Integrada | 40 |
Matemática Interdisciplinar | 40 |
Metodologia do Trabalho Acadêmico | 40 |
Métodos de Pesquisa | 40 |
Monografia de Conclusão de Curso | 40 |
Planejamento e Políticas Públicas de Educação | 20 |
Prática Como Componente Curricular | 400 |
Prática de Ensino: Integração Escola x Comunidade | 20 |
Prática de Ensino: Introdução a Docência | 20 |
Prática de Ensino: Observação e Projeto | 20 |
Prática de Ensino: Reflexões | 20 |
Prática de Ensino: Trajetória da Práxis | 20 |
Prática de Ensino: Vivência no Ambiente Educativo | 20 |
Probabilidade e Estatística | 40 |
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 40 |
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) | 20 |
Teoria dos Números | 40 |
Tópicos de Atuação Profissional – Matemática | 40 |
Tópicos de Cálculo Numérico | 20 |
Carga Horária Total | 3.000 horas |
Coordenadora: Márcia Vieira
Observação: o PPC está disponível também nos polos de apoio presencial.
PROCESSO SELETIVO
Datas e horários da prova: A prova acontece conforme as datas e horários disponibilizados pelos polos de apoio presencial.
Local: Moriah Shopping – Av. Pres. Epitácio Pessoa, 2580. O candidato deverá comparecer ao polo com pelo menos uma hora de antecedência ao fechamento do polo.
Duração: Máxima de duas horas.
Resultado: O resultado do aluno é disponibilizado ao polo, minutos após o envio da prova.
Taxa de inscrição: R$30,00.
MATRÍCULA
Prazo e local: As matrículas dos candidatos classificados serão feitas momentos após a comprovação da aprovação. O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá se matricular posteriormente, a critério da UNIP, desde que haja vagas.
Documentação necessária:
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria do polo de apoio presencial:
• Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
• 1 (uma) foto 3 x 4 recente;
• 1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
• histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
• certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
• certidão de nascimento ou casamento;
• cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
• título de eleitor;
• prova de quitação do serviço militar;
• cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, do pai (ou responsável);
• comprovante de residência.