Pedagogia
Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 913 de 28/12/2018.
OBJETIVOS
O profissional licenciado em Pedagogia pela Universidade Paulista encontra-se apto a atuar em escolas e empresas. O curso oferece as matérias básicas para formação em Pedagogia e prepara o aluno para atuar em administração e supervisão escolar, orientação educacional, tecnologia de educação e outras áreas de ação do pedagogo. O cuidado maior do curso oferecido pela UNIP é dotar seus profissionais de conhecimentos que lhes permitam uma plena capacitação para atuar na docência, planejamento e gestão do sistema educacional, sempre com vistas às relações escola-estudante-família-comunidade.
MERCADO DE TRABALHO
O pedagogo pode atuar em instituições de ensino para crianças, jovens e adultos, em instituições para pessoas portadoras de necessidades especiais, além de exercer importante papel na elaboração e produção de programas educativos em veículos de comunicação. Outro campo que se abre para o profissional de Pedagogia é o trabalho em educação continuada e treinamento nas empresas.
CRITÉRIOS DE PROMOÇÃO, DO REGIMENTO GERAL DA UNIP
Art. 79-B. A avaliação da aprendizagem dos estudantes na modalidade de educação a distância será realizada de modo compatível com o conteúdo ministrado e em quantidade suficiente para avaliar, de forma concreta, toda a aprendizagem prevista para as disciplinas e atividades dos cursos, preservando-se os dispositivos aplicáveis e já previstos nos artigos 71 a 79 do presente Regimento.
Art. 79-C. O aluno somente poderá ser aprovado e/ou prestar exames com o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas ou às atividades programadas para a disciplina.
Art. 79-D. O aluno será submetido à Avaliação Presencial (AP) de cada disciplina, que poderá ser composta de questões objetivas e questões discursivas, de sorte que, havendo questões discursivas, estas tenham peso igual a 50% (cinquenta por cento) do valor da AP, excetuando-se o Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, estágios supervisionados e as disciplinas práticas.
Durante o curso será oferecido, ao critério da UNIP, um elenco de unidades de estudo: optativas ou eletivas. Cada unidade de estudo corresponde ao conteúdo curricular equivalente a uma disciplina. O aluno deverá selecionar aquela que deseja cursar. A Avaliação desta disciplina ocorrerá no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Art. 79-E. Os critérios de promoção, envolvendo, simultaneamente, a frequência e o aproveitamento escolar, são os seguintes:
a) se a frequência do aluno for inferior a 75% (setenta e cinco por cento), ele estará reprovado e ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina; caso contrário,
b) Para cada disciplina será calculada a Média da Disciplina (MD) por meio da expressão:
MD=(9 x AP+1 x AVA)/10
Se MD for igual ou superior a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina.
Neste caso, a Média Final é igual à (MF = MD), sem necessidade de realizar o Exame;
c) Se MD for inferior a 6,0 (seis), o aluno deverá submeter-se ao Exame da disciplina, ao qual será atribuída a nota EX.
A Média Final (MF) da disciplina para o aluno que realiza o Exame é a média aritmética:
MF=(MD+EX)/2
c1) Se MF for igual ou superior a 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina;
c2) Se MF inferior a 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado e ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
I – O Exame de cada disciplina será composto de modo similar à Avaliação Presencial, excetuando-se o Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, estágios supervisionados e as disciplinas práticas.
II – A Avaliação Substitutiva de cada disciplina será composta de modo similar à Avaliação Presencial.
Art. 79-F. Para incentivar o uso pelo aluno das novas tecnologias de comunicação, interação e informação indispensáveis para uma formação de qualidade em um curso da EAD, as avaliações virtuais terão 10% (dez por cento) de sua composição atribuídos a título de participação e interação no ambiente virtual de aprendizagem.
GRADE CURRICULAR
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
---|---|
Alfabetização e Letramento | 60 |
Atividades Complementares | 200 |
Atuação Junto ao Idoso (Optativa) | 20 |
Avaliação Educacional | 60 |
Ciências Sociais | 40 |
Comunicação e Expressão | 40 |
Desenvolvimento Sustentável (Optativa) | 20 |
Didática e Metodologia do Ensino Médio: Normal e Educação Profissional | 40 |
Didática Fundamental | 60 |
Direitos Humanos | 40 |
Educação Ambiental | 40 |
Educação de Jovens e Adultos: Fundamentos e Metodologia | 40 |
Educação Inclusiva | 40 |
Escola, Currículo e Cultura | 60 |
Estágio Supervisionado | 300 |
Estatística | 40 |
Estrutura e Organização da Escola de Educação Infantil | 40 |
Estudos Disciplinares | 200 |
Filosofia, Comunicação e Ética | 40 |
Fundamentos de Filosofia e Educação | 40 |
Gestão Educacional | 40 |
História da Educação | 80 |
História do Pensamento Filosófico | 40 |
Homem e Sociedade | 40 |
Interpretação e Produção de Textos | 40 |
Introdução à Educação a Distância | 20 |
Jogos e Brinquedos na Infância | 40 |
Língua Brasileira de Sinais (Libras) | 40 |
Marketing Pessoal (Optativa) | 20 |
Metodologia de Arte e Movimento: Corporeidade | 60 |
Metodologia do Trabalho Acadêmico | 40 |
Metodologia e Prática do Ensino da História e Geografia | 40 |
Metodologia e Prática do Ensino da Matemática e Ciências | 60 |
Metodologia e Prática do Ensino de Língua Portuguesa | 60 |
Métodos de Pesquisa | 40 |
Orientação e Prática de Gestão da Educação em Ambientes Escolares e Não-Escolares | 60 |
Orientação e Práticas de Projetos de Ensino Fundamental | 60 |
Orientação e Práticas em Projetos na Infância | 60 |
Orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional | 60 |
Pedagogia Integrada | 40 |
Pedagogia Interdisciplinar | 40 |
Política e Organização da Educação Básica | 40 |
Projetos e Práticas de Ação Pedagógica | 400 |
Psicologia Construtivista | 40 |
Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem | 60 |
Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital | 60 |
Psicologia Sócio-Interacionista | 40 |
Relações Étnico-Raciais no Brasil | 60 |
Relatório do Projeto de Pesquisa: Apresentação | 60 |
Sociologia e Educação | 60 |
Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação | 60 |
Tópicos de Atuação Profissional – Pedagogia | 40 |
Carga Horária Total | 3.280 horas |
Coordenadora: Silmara Machado
Observação: o PPC está disponível também nos polos de apoio presencial.
PROCESSO SELETIVO
Datas e horários da prova: A prova acontece conforme as datas e horários disponibilizados pelos polos de apoio presencial.
Local: Moriah Shopping – Av. Pres. Epitácio Pessoa, 2580. O candidato deverá comparecer ao polo com pelo menos uma hora de antecedência ao fechamento do polo.
Duração: Máxima de duas horas.
Resultado: O resultado do aluno é disponibilizado ao polo, minutos após o envio da prova.
Taxa de inscrição: R$30,00.
MATRÍCULA
Prazo e local: As matrículas dos candidatos classificados serão feitas momentos após a comprovação da aprovação. O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá se matricular posteriormente, a critério da UNIP, desde que haja vagas.
Documentação necessária:
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria do polo de apoio presencial:
• Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
• 1 (uma) foto 3 x 4 recente;
• 1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
• histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
• certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
• certidão de nascimento ou casamento;
• cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
• título de eleitor;
• prova de quitação do serviço militar;
• cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, do pai (ou responsável);
• comprovante de residência.