Secretariado
Autorização Resolução CONSUNI n. 190411/2 de 11/04/2019 (Portaria MEC nº 1.095 de 25/10/2018 publicada em 26/10/2018, para fins de expedição e registro de diploma)
OBJETIVOS DO CURSO
O Curso Superior de Tecnologia em Secretariado da UNIP tem como objetivo capacitar o aluno para a prática profissional com ênfase nas técnicas de apoio e assessoramento empresarial e com competências para identificar, fornecer e solucionar situações que exigem raciocínio lógico, para obter os melhores resultados voltados para os objetivos e metas organizacionais. Para isso, receberá os conhecimentos necessários para a utilização de modernas ferramentas tecnológicas que permitirão assessorar com eficiência os processos de decisão dos executivos, diretores e chefias dos diversos setores da instituição. O curso visa a preparar o profissional para o mercado atual, cada vez mais competitivo.
ATIVIDADES PRINCIPAIS
Administrar e gerenciar processos organizacionais.
Adaptar-se às mudanças do ambiente organizacional e mercadológico.
Utilizar raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e estabelecendo relações formais e causais nas organizações.
Assessorar administrativamente os processos organizacionais com base em objetivos e metas departamentais e empresariais.
Desenvolver comunicação e liderança.
Tomar iniciativa na sua área de competência, contribuindo para melhorar a qualidade dos serviços da empresa.Assistir os dirigentes na preparação de reuniões e demais eventos da empresa.
MERCADO DE TRABALHO
O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Secretariado poderá atuar em empresas públicas e privadas, órgãos do governo, sindicatos, associações, universidades, indústrias etc., como:
Assistente administrativo;
Assessor administrativo;
Gerente de serviços executivos;
Gerente executivo de negócios.
CRITÉRIOS DE PROMOÇÃO, DO REGIMENTO GERAL DA UNIP
Art. 79-G. Da Avaliação da Aprendizagem para os Cursos Superiores de Tecnologia.
A Média da Disciplina (MD) será calculada por meio da expressão:
MD=(7 x AP+2 x PIM+1 x AVA)/10
sendo PIM a nota bimestral obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar.
a) se MD for igual ou superior que 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina.
Neste caso, a Média Final é igual à (MF = MD), sem necessidade de realizar o Exame.
b) se MD for inferior que 6,0 (seis), o aluno deverá submeter-se ao Exame da disciplina, ao qual será atribuída a nota EX.
A Média Final (MF) da disciplina para o aluno que realiza o Exame é a média aritmética:
MF=(MD+EX)/2
b1) Se MF for igual ou superior a 5,0 (cinco), o aluno estará aprovado na disciplina;
b2) Se MF inferior a 5,0 (cinco), o aluno estará reprovado e ficará sujeito ao regime de dependência na disciplina.
I – A nota obtida no Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) não incide nas disciplinas cursadas em regime de Dependência, Adaptação ou Antecipação.
II – O aluno reprovado em período letivo que não seja oferecido no semestre seguinte deverá matricular-se em período indicado pela Coordenação do Curso.
III – Se a média final do PIM for inferior a 6,0 (seis), o trabalho será considerado insuficiente para a validação das horas de atividade, ou seja, o aluno estará reprovado na disciplina PIM. Entretanto, esta nota fará parte da média final do aluno no bimestre cursado.
IV – Para as Atividades Complementares (AC) e Estágios Curriculares (EC) de alguns cursos será atribuído um conceito semestral (Aprovado ou Reprovado).
GRADE CURRICULAR
DISCIPLINAS | CARGA HORÁRIA |
---|---|
Introdução a Educação a Distância | 20 |
Assessoria Executiva | 60 |
Atividades Complementares | 120 |
Atuação Junto ao Idoso (Optativa) | 20 |
Ciências Sociais | 30 |
Comportamento Humano nas Organizações | 60 |
Comunicação Empresarial | 60 |
Contabilidade | 60 |
Desenvolvimento Sustentável | 30 |
Direito Empresarial | 60 |
Direitos Humanos (Optativa) | 20 |
Economia e Mercado | 60 |
Educação Ambiental (Optativa) | 20 |
Estudos Disciplinares | 120 |
Ética Profissional | 60 |
Fundamentos de Administração | 60 |
Gerenciamento da Informação | 30 |
Gestão de Documentos e Arquivos | 60 |
Gestão de Processos | 60 |
Gestão e Estratégia da Qualidade | 60 |
Gestão e Práticas Secretariais | 60 |
Língua Brasileira de Sinais (Optativa) | 20 |
Marketing Pessoal (Optativa) | 20 |
Marketing, Criatividade e Inovação | 60 |
Matemática Aplicada | 30 |
Modelos de Liderança | 30 |
Organização de Eventos | 60 |
Plano de Negócios | 30 |
Projeto Integrado Multidisciplinar I | 400 |
Redação Empresarial | 60 |
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência (Optativa) | 20 |
Relações Públicas e Internacionais | 30 |
Técnicas de Informática | 30 |
Tecnologia Aplicada ao Secretariado | 60 |
Carga Horária Total | 1.880 horas |
Coordenadora: Penha Terra
Observação: o PPC está disponível também nos polos de apoio presencial.
PROCESSO SELETIVO
Datas e horários da prova: A prova acontece conforme as datas e horários disponibilizados pelos polos de apoio presencial.
Local: Moriah Shopping – Av. Pres. Epitácio Pessoa, 2580. O candidato deverá comparecer ao polo com pelo menos uma hora de antecedência ao fechamento do polo.
Duração: Máxima de duas horas.
Resultado: O resultado do aluno é disponibilizado ao polo, minutos após o envio da prova.
Taxa de inscrição: R$30,00.
MATRÍCULA
Prazo e local: As matrículas dos candidatos classificados serão feitas momentos após a comprovação da aprovação. O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá se matricular posteriormente, a critério da UNIP, desde que haja vagas.
Documentação necessária:
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria do polo de apoio presencial:
• Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
• 1 (uma) foto 3 x 4 recente;
• 1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
• histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
• certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
• certidão de nascimento ou casamento;
• cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
• título de eleitor;
• prova de quitação do serviço militar;
• cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, do pai (ou responsável);
• comprovante de residência.